HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Remessa Conforme permite isenção de imposto de importação; veja quais empresas já aderiram

16/10/2023 | Notícias

O  Programa Remessa Conforme da Receita Federal já está em funcionamento e permite que encomendas de até US$ 50, feitas em marketplaces internacionais registrados, sejam isentas do imposto de importação, que normalmente tem uma alíquota de 60%.

Apesar da isenção do imposto de importação, ainda é aplicado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , que é um imposto estadual, sobre cada remessa enviada para o Brasil.

Durante o processo de compra, as empresas são obrigadas a informar aos consumidores o valor total da mercadoria, incluindo tanto o ICMS quanto o imposto de importação, para compras que ultrapassarem o limite de US$ 50. Isso permite aos compradores calcular quanto pagarão em impostos para compras internacionais.

A lista de empresas que aderiram ao programa Remessa Conforme inclui Sinerlog Store, Shein, AliExpress, Mercado Livre, Shopee, ebazar.com.br (para compras via Mercado Livre) e SHPS Tecnologia e Serviços (para compras via Shopee). Confira a lista completa no site da Receita Federal.

Remessa Conforme

O Remessa Conforme foi criado pelo governo para garantir que os marketplaces estrangeiros e os vendedores que operam nessas plataformas cumpram as obrigações fiscais no Brasil.

Antes desse programa, a Receita Federal tinha informações sobre apenas 2% das remessas internacionais que entravam no país, devido à falta de documentação adequada e pagamento de impostos.

As empresas que participam do Remessa Conforme se comprometem a fornecer todas as informações necessárias e a coletar os impostos diretamente dos consumidores no momento da compra.

Fonte: Portal Contábeis

MAIS NOTÍCIAS

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

No mundo dos negócios, parcerias nem sempre duram para sempre. Em sociedades limitadas (Ltda.) com prazo indeterminado, comuns no Brasil, um sócio pode decidir sair por motivos variados, como desentendimentos ou novas oportunidades. Mas e se o outro sócio se recusa a...

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Quem pretende abrir uma empresa no Brasil agora precisa tomar uma decisão estratégica antes mesmo de existir formalmente: escolher o regime tributário. Desde o dia 27 de julho de 2025, passou a ser obrigatório, já no ato da inscrição do CNPJ, a definição por categoria...