HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Regra para divórcio, inventário e partilha de bens é alterada; veja o que muda

2/09/2024 | Notícias

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, no último dia 20 de agosto, uma alteração que permite que inventários, partilhas de bens e divórcios sejam feitos em cartório mesmo que envolvam menores de idade e pessoas incapazes. Até então, esses trâmites só podiam ocorrer sem passar pela Justiça caso não houvesse menores e incapazes envolvidos no processo. A presença de advogado, no entanto, continua sendo obrigatória mesmo nesses casos.

Para que esses procedimentos possam ocorrer em cartório, a exigência é que sejam feitos de forma consensual. Além disso, no caso de partilhas há exigência de que haja garantia de que menores e incapazes recebam parte exata a que cada um tiver direito.

Esses casos serão fiscalizados pelo Ministério Público e, caso o órgão considere a divisão injusta, ele remeterá o processo ao Judiciário. A regra permite ainda que, caso identifiquem algo suspeito, os tabeliães dos cartórios também possam encaminhar os trâmites ao juiz.

“A possibilidade da solução desses casos por via extrajudicial ajuda a desafogar o Poder Judiciário, que conta, atualmente, com mais de 80 milhões de processos em tramitação”, argumentou o CNJ em nota enviada à imprensa.

O CNJ explica ainda que para divórcios nos quais os casais tenham filhos menores de idade ou incapazes a guarda da criança, bem como a visitação e o pagamento de pensão deverá ter sido acordado na Justiça.

Fonte: UOL
Foto: Canva

MAIS NOTÍCIAS

Seguro-desemprego 2025: Teto sobe para R$ 2.424 após reajuste

Seguro-desemprego 2025: Teto sobe para R$ 2.424 após reajuste

A partir de agora, trabalhadores demitidos sem justa causa contam com novos valores para o seguro-desemprego. A tabela das faixas salariais usadas no cálculo do benefício foi reajustada em 4,770%, para seguir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024....

Atualizações importantes para MEIs: o que muda em 2025

Atualizações importantes para MEIs: o que muda em 2025

Microempreendedores Individuais (MEIs) devem estar atentos ao cumprimento de suas responsabilidades fiscais e legais para evitar penalidades e assegurar a regularidade de seu registro. Embora o regime seja simplificado, há diversas obrigações que precisam ser...

CNPJ inapto: entenda as consequências e como regularizar a situação

CNPJ inapto: entenda as consequências e como regularizar a situação

Empresas que consultam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no site da Receita Federal e se deparam com a classificação de “inapto” precisam compreender as causas dessa situação e adotar medidas para regularização. Essa condição indica que a organização...