HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Receita Federal lança ferramenta que protege CPF contra inclusão indevida em quadros de empresas

22/05/2024 | Notícias

A Receita Federal lançou uma nova ferramenta de proteção a dados dos cidadãos, dessa vez, o CPF. A ferramenta visa a impedir que, de forma fraudulenta, criminosos possam incluir o número do documento de um cidadão no quadro societário de uma empresa ou sociedade.

A ferramenta é chamada “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”. Para fazer a adesão, o interessado deve acessar o Portal Nacional da Redesim ou o canal de Serviços Digitais da Receita Federal e selecionar a funcionalidade. É preciso ter uma conta Gov.br. Ou seja, atualmente, mais de 155 milhões de brasileiros podem se beneficiar dessa funcionalidade.

Gratuitamente e de forma intuitiva, o cidadão poderá impedir, em todo o território nacional, que o seu CPF seja incluído em negócios de forma indesejada. A ferramenta abrange todos os órgãos registradores (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB) e alcança todos os tipos jurídicos, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI e Inova Simples.

Se o cidadão cogita futuramente abrir um negócio, no entanto, não precisa ficar preocupado. Com o CPF protegido, caso deseje participar de algum CNPJ, o cidadão poderá reverter o impedimento de forma simples e a qualquer momento, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.

Fonte: O Globo
Foto: Canva

MAIS NOTÍCIAS

Receita Federal tem novo aliado na fiscalização tributária

Receita Federal tem novo aliado na fiscalização tributária

Nos últimos anos, a Receita Federal vem desenvolvendo ferramentas de ponta capazes de transformar a maneira como o país lida com a sonegação fiscal. E uma dessas inovações está ligada ao Projeto Analytics, uma plataforma com inteligência artificial, que representa uma...

STJ decide analisar regras do Perse através de recursos repetitivos

STJ decide analisar regras do Perse através de recursos repetitivos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu analisar, como recursos repetitivos, duas regras importantes do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse): A necessidade de o contribuinte estar previamente inscrito no Cadastro de Prestadores de Serviços...