HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Receita Federal lança ferramenta que protege CPF contra inclusão indevida em quadros de empresas

22/05/2024 | Notícias

A Receita Federal lançou uma nova ferramenta de proteção a dados dos cidadãos, dessa vez, o CPF. A ferramenta visa a impedir que, de forma fraudulenta, criminosos possam incluir o número do documento de um cidadão no quadro societário de uma empresa ou sociedade.

A ferramenta é chamada “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”. Para fazer a adesão, o interessado deve acessar o Portal Nacional da Redesim ou o canal de Serviços Digitais da Receita Federal e selecionar a funcionalidade. É preciso ter uma conta Gov.br. Ou seja, atualmente, mais de 155 milhões de brasileiros podem se beneficiar dessa funcionalidade.

Gratuitamente e de forma intuitiva, o cidadão poderá impedir, em todo o território nacional, que o seu CPF seja incluído em negócios de forma indesejada. A ferramenta abrange todos os órgãos registradores (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB) e alcança todos os tipos jurídicos, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI e Inova Simples.

Se o cidadão cogita futuramente abrir um negócio, no entanto, não precisa ficar preocupado. Com o CPF protegido, caso deseje participar de algum CNPJ, o cidadão poderá reverter o impedimento de forma simples e a qualquer momento, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.

Fonte: O Globo
Foto: Canva

MAIS NOTÍCIAS

Empresa inativa ainda precisa de um profissional contábil? Entenda

Empresa inativa ainda precisa de um profissional contábil? Entenda

Empresas que estão sem faturamento, despesas ou qualquer movimentação financeira devem manter suas obrigações fiscais em dia. A orientação é válida para todo o território nacional e vale enquanto a empresa estiver formalmente registrada, mesmo que esteja inativa....

MEI e Imposto de Renda: entenda a relação entre a DASN e o IRPF

MEI e Imposto de Renda: entenda a relação entre a DASN e o IRPF

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 começou no dia 17 de março e vai até 31 de maio. Mas você sabia que, para os Microempreendedores Individuais (MEIs), a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) pode impactar...