HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

NFS-e padrão nacional: MEIs têm um mês para se prepararem para emissão obrigatória

1/08/2023 | Notícias

No dia 1º de setembro de 2023 começa a valer o prazo da obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) para os Microempreendedores Individuais (MEIs), após prorrogação do seu início, que estava previsto para abril deste ano.

A ampliação do prazo para implementação foi aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) em março, após a falta de adesão dos municípios. Naquele momento, apenas 256 entes, sendo composta por 18 capitais e 238 municípios, haviam aderido a NFS-e padrão nacional, conforme dados do próprio governo.

Assim, os MEIs de todo o país que prestarem serviços para pessoas jurídicas têm pouco mais de um mês para se adequarem para começarem a emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional.

Os microempreendedores podem iniciar sua familiarização com a ferramenta que já está disponível no site oficial do governo da NFS-e. As notas já estão sendo emitidas, porém seu uso ainda não é obrigatório neste período.

O documento também poderá ser emitido pelo aplicativo NFS-e Mobile, disponível para download em Android e IOs. Vale ressaltar que o MEI prestador de serviços, independente do convênio do seu respectivo município, já pode emitir suas NFS-e dentro do padrão nacional.

Para ajudar a categoria nesse início, o governo lançou um Ebook em parceria com o Sebrae com mais informações sobre a NFS-e e sua emissão. O documento pode ser acessado gratuitamente aqui.

Fonte: Portal Contábeis

MAIS NOTÍCIAS

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

No mundo dos negócios, parcerias nem sempre duram para sempre. Em sociedades limitadas (Ltda.) com prazo indeterminado, comuns no Brasil, um sócio pode decidir sair por motivos variados, como desentendimentos ou novas oportunidades. Mas e se o outro sócio se recusa a...

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Quem pretende abrir uma empresa no Brasil agora precisa tomar uma decisão estratégica antes mesmo de existir formalmente: escolher o regime tributário. Desde o dia 27 de julho de 2025, passou a ser obrigatório, já no ato da inscrição do CNPJ, a definição por categoria...