HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Governo pretende criar rampa de transição de MEIs para microempresa em 2024

9/02/2024 | Notícias

Neste ano de 2024 o governo pretende criar uma transição de Microempreendedores Individuais (MEIs) para a categoria de Microempresa (ME).

Essa iniciativa recebe o nome de “rampa de transição do MEI para ME” e faz parte de estratégias voltadas aos empreendedores.

A previsão consta na “Mensagem ao Congresso Nacional 2024”, que foi elaborada pelo governo federal e disponibilizada nesta segunda-feira (5).

Conforme mostra o documento, o governo espera incrementar, ainda neste ano, as políticas públicas e estratégias voltadas aos empreendedores.

De acordo com a descrição, a “Rampa de Transição do MEI para ME” é uma “política governamental que busca estabelecer um olhar mais atento” aos MEIs para apoiá-los na expansão de seus negócios.

“Essa estratégia visa permitir uma transição gradual e suave dos MEIs para a categoria de Microempresa (ME), incentivando o crescimento e desenvolvimento dos empreendimentos”, diz a mensagem do governo.

A nota ainda acrescenta: “Ao facilitar essa transição, busca-se criar condições para que os MEIs alcancem novos patamares em seus negócios, contribuindo para o fortalecimento da economia”.

Dentre as medidas, também consta a implementação da Política Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), “mediante a mobilização dos Fóruns Estaduais e Municipais, que deverão alinhar suas iniciativas de apoio às MPEs aos objetivos específicos da Política Nacional das MPEs”.

Fonte: Portal Contábeis

Foto: David McEachan/Pexels

MAIS NOTÍCIAS

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

No mundo dos negócios, parcerias nem sempre duram para sempre. Em sociedades limitadas (Ltda.) com prazo indeterminado, comuns no Brasil, um sócio pode decidir sair por motivos variados, como desentendimentos ou novas oportunidades. Mas e se o outro sócio se recusa a...

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Quem pretende abrir uma empresa no Brasil agora precisa tomar uma decisão estratégica antes mesmo de existir formalmente: escolher o regime tributário. Desde o dia 27 de julho de 2025, passou a ser obrigatório, já no ato da inscrição do CNPJ, a definição por categoria...