HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Extinção da Dirf é adiada para 2025

15/03/2024 | Notícias

A extinção da Dirf (Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte) foi prorrogada para 2025. A declaração anual seria substituída neste ano por informações prestadas na EFD-Reinf (Escrituração fiscal digital de retenções e outras informações fiscais) e no eSocial. A substituição das informações passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025.

A decisão de prorrogar a mudança foi tomada após relatos de empresários com dificuldades técnicas durante a entrega da EFD-Reinf e de dados do eSocial, as quais podem acarretar prejuízos ao fornecimento de informações para comprovação de rendimentos e retenção do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).

A Dirf é uma obrigação anual para as empresas que retêm imposto de renda sobre a remuneração dos funcionários, inclusive os bancos e as corretoras. Optantes do regime tributário do Simples Nacional não fazem parte do grupo.

Por enquanto, as empresas ainda têm como obrigação preencher tanto a EFD-Reinf quanto o sistema do eSocial, além de enviar a Dirf. A extinção da declaração, conforme a Receita Federal, deve simplificar e centralizar as informações em um único documento.

Fonte: Poder 360

 

MAIS NOTÍCIAS

Investidor-anjo: questões contratuais e tributárias

Investidor-anjo: questões contratuais e tributárias

O chamado “investimento-anjo” é uma das principais formas de captação de recursos para startups em estágios iniciais de existência. Tratam-se, em geral, de investidores pessoa física, com ampla experiência de mercado e trajetória profissional consolidada, que aportam...

MEIs agora podem pagar o DAS por cartão de crédito; veja como fazer

MEIs agora podem pagar o DAS por cartão de crédito; veja como fazer

A Receita Federal anunciou que os Microempreendedores Individuais (MEI) já podem pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com cartão de crédito. Até então, o pagamento estava disponível apenas por boleto, PIX e débito automático. A novidade vale...