HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

Receita dá até julho para que empresas regularizem pagamento de impostos após decisão do STJ sobre ICMS

18/05/2023 | Notícias

Após vitória do governo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Receita Federal deu até o fim de julho para que as empresas se regularizem de acordo com a interpretação dada pela Corte a respeito da cobrança de impostos federais sobre benefícios fiscais concedidos pelos estados por meio do ICMS.

O STJ autorizou por unanimidade que a União cobre dois impostos federais sobre benefícios fiscais concedidos no ICMS. A decisão foi uma vitória para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que espera, com a medida, arrecadar até R$ 90 bilhões. O aumento de receita é necessário para cumprir as metas previstas no arcabouço fiscal.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a determinar a suspensão do julgamento, mas voltou atrás. A Receita começou a notificar nesta quarta-feira as empresas para que elas se autorregularizarem sem aplicação de multa — a chamada fiscalização orientadora.

O Fisco afirma que identificou aproximadamente 5 mil contribuintes com indícios de redução indevida de valores de IRPJ e CSLL, em razão de prováveis exclusões de benefícios fiscais de ICMS das correspondentes bases tributáveis.

As notificações serão feitas à essas empresas. As empresas que decidirem pagar os impostos não terão que pagar multas. Além disso, poderão parcelar os valores em até 60 meses.

Depois do prazo de julho, o Fisco vai iniciar ações de fiscalização autuando empresas que não se adequarem. A medida pode acelerar a entrada de recursos no caixa do governo, na visão de técnicos da equipe econômica.

 

Fonte: O Globo
Foto: Canva

MAIS NOTÍCIAS

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

Como sair de uma sociedade quando o outro sócio se recusa a assinar

No mundo dos negócios, parcerias nem sempre duram para sempre. Em sociedades limitadas (Ltda.) com prazo indeterminado, comuns no Brasil, um sócio pode decidir sair por motivos variados, como desentendimentos ou novas oportunidades. Mas e se o outro sócio se recusa a...

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Nova exigência pode travar a abertura de empresas, diz especialista

Quem pretende abrir uma empresa no Brasil agora precisa tomar uma decisão estratégica antes mesmo de existir formalmente: escolher o regime tributário. Desde o dia 27 de julho de 2025, passou a ser obrigatório, já no ato da inscrição do CNPJ, a definição por categoria...