HOME

A EMPRESA

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

CONTATO

IRPF 2025: foi incluído no lote de restituição mas não recebeu pagamento? Saiba o que fazer

2/06/2025 | Notícias

A Receita Federal pagou no dia 30 de maio deste ano o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2025 e cerca de 6,3 milhões de contribuintes receberam o pagamento do lote que foi o maior da história da autarquia.

Se o contribuinte consultou o site de restituição da Receita Federal, estava na lista de contemplados do primeiro lote, mas não recebeu os valores, algum erro pode ter acontecido.

Um dos principais erros que acontecem nesta etapa final do acerto é o envio de dados bancários incorretos, já que cabe ao cidadão a indicação de qual conta deve ser feito o pagamento da restituição. Para quem optou pelo Pix, vale reforçar que a chave Pix precisa obrigatoriamente ser o CPF do titular da declaração.

Também é possível que o banco não tenha creditado o dinheiro na conta porque esse depósito depende de cada instituição, não apenas da Receita Federal, então o ideal é o contribuinte entrar em contato com o banco informado para receber sua restituição.

O primeiro lote de restituição do IR é um dos mais restritos já que foca nos grupos prioritários da declaração. Assim, caso o contribuinte não tenha recebido neste primeiro lote e não tenha consultado se foi incluído ou não, pode ser que receberá nos próximos meses, já que serão ao total cinco lotes de restituição, entre maio e setembro.

A restituição não resgatada no prazo de um ano é devolvida para à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Ela pode ser solicitada pelo contribuinte por até cinco anos contados a partir da data em que o pagamento foi disponibilizado na instituição financeira.

O pedido deve ser feito por meio do formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição (Peres)”, no site da Receita, em http://www.gov.br/receitafederal/pt-br.

Fonte: Contábeis
Foto: Canva

MAIS NOTÍCIAS

Investidor-anjo: questões contratuais e tributárias

Investidor-anjo: questões contratuais e tributárias

O chamado “investimento-anjo” é uma das principais formas de captação de recursos para startups em estágios iniciais de existência. Tratam-se, em geral, de investidores pessoa física, com ampla experiência de mercado e trajetória profissional consolidada, que aportam...

MEIs agora podem pagar o DAS por cartão de crédito; veja como fazer

MEIs agora podem pagar o DAS por cartão de crédito; veja como fazer

A Receita Federal anunciou que os Microempreendedores Individuais (MEI) já podem pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com cartão de crédito. Até então, o pagamento estava disponível apenas por boleto, PIX e débito automático. A novidade vale...